domingo, 30 de junho de 2013

"As farmacêuticas bloqueiam medicamentos que curam, porque não são rentáveis"

http://amigosdacura.ning.com/group/autohemoterapia/forum/topics/as-farmac-uticas-bloqueiam-medicamentos-que-curam-porque-n-o-s-o?xg_source=activity

As farmacêuticas bloqueiam medicamentos que curam, porque não são rentáveis"

O Prémio Nobel da Medicina Richard J. Roberts denuncia a forma como funcionam as grandes farmacêuticas dentro do sistema capitalista, preferindo os benefícios económicos à saúde, e detendo o progresso científico na cura de doenças, porque a cura não é tão rentável quanto a cronicidade.
Richard J. Roberts: "É habitual que as farmacêuticas estejam interessadas em investigação não para curar, mas sim para tornar crónicas as doenças com medicamentos cronificadores". Foto de Wally Hartshorn

Há poucos dias, foi revelado que as grandes empresas farmacêuticas dos EUA gastam centenas de milhões de dólares por ano em pagamentos a médicos que promovam os seus medicamentos. Para complementar, reproduzimos esta entrevista com o Prémio Nobel Richard J. Roberts, que diz que os medicamentos que curam não são rentáveis e, portanto, não são desenvolvidos por empresas farmacêuticas que, em troca, desenvolvem medicamentos cronificadores que sejam consumidos de forma serializada. Isto, diz Roberts, faz também com que alguns medicamentos que poderiam curar uma doença não sejam investigados. E pergunta-se até que ponto é válido e ético que a indústria da saúde se reja pelos mesmos valores e princípios que o mercado capitalista, que chega a assemelhar-se ao da máfia.
A investigação pode ser planeada?
Se eu fosse Ministro da Saúde ou o responsável pelas Ciência e Tecnologia, iria procurar pessoas entusiastas com projectos interessantes; dar-lhes-ia dinheiro para que não tivessem de fazer outra coisa que não fosse investigar e deixá-los-ia trabalhar dez anos para que nos pudessem surpreender.
Parece uma boa política.
Acredita-se que, para ir muito longe, temos de apoiar a pesquisa básica, mas se quisermos resultados mais imediatos e lucrativos, devemos apostar na aplicada ...
E não é assim?
Muitas vezes as descobertas mais rentáveis foram feitas a partir de perguntas muito básicas. Assim nasceu a gigantesca e bilionária indústria de biotecnologia dos EUA, para a qual eu trabalho.
Como nasceu?
A biotecnologia surgiu quando pessoas apaixonadas começaram a perguntar-se se poderiam clonar genes e começaram a estudá-los e a tentar purificá-los.
Uma aventura.
Sim, mas ninguém esperava ficar rico com essas questões. Foi difícil conseguir financiamento para investigar as respostas, até que Nixon lançou a guerra contra o cancro em 1971.
Foi cientificamente produtivo?
Permitiu, com uma enorme quantidade de fundos públicos, muita investigação, como a minha, que não trabalha directamente contra o cancro, mas que foi útil para compreender os mecanismos que permitem a vida.
O que descobriu?
Eu e o Phillip Allen Sharp fomos recompensados pela descoberta de introns no DNA eucariótico e o mecanismo de gen splicing (manipulação genética).
Para que serviu?
Essa descoberta ajudou a entender como funciona o DNA e, no entanto, tem apenas uma relação indirecta com o cancro.
Que modelo de investigação lhe parece mais eficaz, o norte-americano ou o europeu?
É óbvio que o dos EUA, em que o capital privado é activo, é muito mais eficiente. Tomemos por exemplo o progresso espectacular da indústria informática, em que o dinheiro privado financia a investigação básica e aplicada. Mas quanto à indústria de saúde... Eu tenho as minhas reservas.
Entendo.
A investigação sobre a saúde humana não pode depender apenas da sua rentabilidade. O que é bom para os dividendos das empresas nem sempre é bom para as pessoas.
Explique.
A indústria farmacêutica quer servir os mercados de capitais ...
Como qualquer outra indústria.
É que não é qualquer outra indústria: nós estamos a falar sobre a nossa saúde e as nossas vidas e as dos nossos filhos e as de milhões de seres humanos.
Mas se eles são rentáveis investigarão melhor.
Se só pensar em lucros, deixa de se preocupar com servir os seres humanos.
Por exemplo...
Eu verifiquei a forma como, em alguns casos, os investigadores dependentes de fundos privados descobriram medicamentos muito eficazes que teriam acabado completamente com uma doença ...
E por que pararam de investigar?
Porque as empresas farmacêuticas muitas vezes não estão tão interessadas em curar as pessoas como em sacar-lhes dinheiro e, por isso, a investigação, de repente, é desviada para a descoberta de medicamentos que não curam totalmente, mas que tornam crónica a doença e fazem sentir uma melhoria que desaparece quando se deixa de tomar a medicação.
É uma acusação grave.
Mas é habitual que as farmacêuticas estejam interessadas em linhas de investigação não para curar, mas sim para tornar crónicas as doenças com medicamentos cronificadores muito mais rentáveis que os que curam de uma vez por todas. E não tem de fazer mais que seguir a análise financeira da indústria farmacêutica para comprovar o que eu digo.
Há dividendos que matam.
É por isso que lhe dizia que a saúde não pode ser um mercado nem pode ser vista apenas como um meio para ganhar dinheiro. E, por isso, acho que o modelo europeu misto de capitais públicos e privados dificulta esse tipo de abusos.
Um exemplo de tais abusos?
Deixou de se investigar antibióticos por serem demasiado eficazes e curarem completamente. Como não se têm desenvolvido novos antibióticos, os microorganismos infecciosos tornaram-se resistentes e hoje a tuberculose, que foi derrotada na minha infância, está a surgir novamente e, no ano passado, matou um milhão de pessoas.
Não fala sobre o Terceiro Mundo?
Esse é outro capítulo triste: quase não se investigam as doenças do Terceiro Mundo, porque os medicamentos que as combateriam não seriam rentáveis. Mas eu estou a falar sobre o nosso Primeiro Mundo: o medicamento que cura tudo não é rentável e, portanto, não é investigado.
Os políticos não intervêm?
Não tenho ilusões: no nosso sistema, os políticos são meros funcionários dos grandes capitais, que investem o que for preciso para que os seus boys sejam eleitos e, se não forem, compram os eleitos.
Há de tudo.
Ao capital só interessa multiplicar-se. Quase todos os políticos, e eu sei do que falo, dependem descaradamente dessas multinacionais farmacêuticas que financiam as campanhas deles. O resto são palavras…
18 de Junho, 2011
Publicado originalmente no La Vanguardia. Retirado de Outra Política
Tradução de Ana Bárbara Pedrosa para o Esquerda.net

4 comentários:

  1. A MÁFIA DA DOENÇA NO BRASIL!

    http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2013/06/a-mafia-da-doenca-no-brasil.html?m=0

    ResponderExcluir
  2. Dr Victor,sou Rosane Queiroz, professora, residente em Alagoinhas na Bahia.Quero parabenizá-lo por este nobre gesto e dizer, de coração, que fiquei muito feliz em ter a chance de poder conhecer, ainda que virtualmente, um médico tão generoso, ético, humanista,um anjo de Deus neste mundo tão materialista e mercenário.Acredito que seja também vítima destas manobras dos poderosos, pois tive meu filho caçula aos 42 anos e fiz um excelente acompanhamento durante a gestação, em nenhum momento meus exames deram alterações, apenas por precaução a médica receitou nos últimos meses um remédio para pressão alta(não sofria disso antes) que tinha metildopa, pois achava que a mesma estava um pouco oscilante.O parto foi cesárea, mas tudo dentro da normalidade.Seis meses depois, houve uma campanha de vacinação dento da escola pública que leciono e resolvi tomar uma de hepatite B.Três dias depois entrei num quadro clássico de hepatite, olhos e urina amarelados, as transaminases foram para 1180 e 1530 +-, fiquei internada em Salvador durante nove dias.Os médicos acreditam que sou portadora de hepatite autoimune.Minha vida hoje é uma luta, pedi demissão da escola particular, engordei muito apesar de viver em dieta, meus cabelos, antes lindos, agora é uma bucha.A pele ressecada, vasos e varizes aparentes, dores nas pernas, enfim, uma lástima.Tomo prednisona e azatioprina há 4 anos.Sempre relato meu caso para as pessoas e médicos, alguns acham que foi uma resposta do organismo à vacina, outros que não há ligação, sou leiga no assunto, mas um médico famoso da área de vacinação, que já foi num programa da Globo me respondeu num e-mail que quando eles promovem a vacinação se baseiam na maioria.Isso foi tudo para mim.Ou seja, a minoria azarada que se ferre, viva capengando, se vire para pagar especialista, comprar remédio, sofrer psicologicamente.A DIRES da minha cidade, através de Dra Fátima, enviou meu caso e exames anexos para o Ministério da Saúde.Até hoje só silêncio.Para melhorar minhas dores uso hoje a auto-hemoterapia, mesmo sendo proibida, conheço várias pessoas que se curaram de muitas patologias e que a indústria farmacêutica junto a muitos desses aproveitadores tentam macular.Problemas de pele , gripe, pernas pesadas, dores na coluna nada sinto quando uso a mesma.
    Que Deus o proteja Dr Victor , pois neste Brasil é até perigoso uma pessoa como senhor apresentar um discurso contrário aos interesses desta corja.Obrigada por ser honesto, falo em nome de muitos brasileiros doentes deste país.
    28 de junho de 2013 15:48
    FONTE: COMENTARIO NO BLOG DO DR. VICTOR SORRENTINO

    ResponderExcluir
  3. Dr. Victor Sorrentino postou mais informações em seu blog, inclusive artigos da auto-hemoterapia.

    http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2013/06/a-mafia-da-doenca-no-brasil.html?m=0

    -

    FRASE DO LIVRO O Futuro Da Humanidade: "Se as poderosíssimas indústrias farmacêuticas dependem da existência de doentes para vender seus produtos, qual o interesse que elas têm no desaparecimento deles?" (Dr.Augusto Cury - médico psiquiatra) .

    -

    Ghislaine Lanctôt, autora do livro "The Medical Mafia"

    Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=FLUbnIXx_6I

    Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=n6VjH5HLtAM

    Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=zCkGxj03DTY

    Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=ygW7JskG2uU

    Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=irCIzYHsYW0

    Parte 6: http://www.youtube.com/watch?v=l2eNfUV8W18

    Doutora Ghislaine Lanctot:
    http://alturl.com/6rrjp
    http://alturl.com/9u4jh

    -

    FARMACÊUTICAS LUCRAM COM A DOENÇA E NÃO COM A CURA - 1de5 - GWEN OLSEN

    Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=MxS0-b7MnOw

    Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=VJLFhBLB3sw

    Parte 3: http://www.youtube.com/watch?v=5G4bSBIS6Pw

    Parte 4: http://www.youtube.com/watch?v=Trdf2JoNOwY

    Parte 5: http://www.youtube.com/watch?v=b0TH5nTXxBc

    VIDEOS NO CANAL: http://www.youtube.com/user/Blogdelinks/

    -

    A política: Como a indústria do câncer suprime a verdade!

    Introdução aos tratamentos alternativos de câncer.

    Parte 1/3 - A Medicina:
    http://www.cancertutor.com/Portuguese/Parte_1__Webster.htm

    Parte 2/3 – A grande farsa:
    http://www.cancertutor.com/Portuguese/Parte_2__Webster.htm

    Parte 3/3 – A Politica:
    http://www.cancertutor.com/Portuguese/Parte_3__Webster.htm

    R. Webster Kehr sobre, pesquisador de câncer desde 2002.
    SOBRE O AUTOR DA MATÉRIA:
    http://www.cancertutor.com/AboutMe.html

    -

    As ind. farmaceuticas inventaram uma doença: a síndrome do pânico. Dr. Paulo Urban (médico e psicoterapeuta)

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/farsa_da_sindrome_panico.htm

    -

    Dr. Shinya tinha por hábito testar medicamentos em seu próprio corpo, antes de prescrevê-los a seus pacientes. Até o dia em que pensou que fosse morrer pelos efeitos colaterais de um deles.

    Dr. Hiromi Shinya, médico autor do livro: A DIETA DO FUTURO QUE PREVINE CARDIOPATIAS, CURA O CÂNCER E CONTROLA O DIABETES TIPO 2.

    TODOS OS MEDICAMENTOS SÃO ESTRANHOS PARA O CORPO.
    ...Acredito que, a longo prazo, todos os medicamentos, vendidos com ou sem receita médica, sejam basicamente danosos ao organismo...

    http://hssuffer.wordpress.com/2010/12/11/a-dieta-do-futuro/

    -

    Auto-hemoterapia. Parecer analítico documentado. Um guia para pesquisas.

    http://www.geocities.ws/autohemoterapiabr/autohemoterapia_parecer_documentado.htm

    -


    GOTA 72 - MEDICINA$$$ FALSIFICADA$$$

    http://www.youtube.com/watch?v=pl8yHxX5UzY

    Las Industria$$$ Transnacionale$$$ Farmaceútica$$$ GlaxoSmithKline y Pfizer, haN siso multadas con 3.000.000.000 $ y 2.500.000.000$, respectivamente, por falsificar medicinas de uso público, durante lustros, en los que asesinaron infinidad de ciudadanos en todo el mundo. Un auténtico genocidio bendecido por la OMS, la ONU, la CRUZ ROJA, el Ministerio de Sanidad de España y todos los Ministerios de Saldud del mundo que, en realidad son de la DESTRUCCION DE LA SALUD Y DEL FOMENTO DE LA CULTURA DE LA ENFERMEDAD PARA BENEFICIO DE LOS BANDIDO$$$ Y CHUPOCTERO$$$ DE SIEMPRE. DESOBEDIENCIA CIVIL y PACIFICA, AYER...

    -

    MORRENDO POR NÃO SABER:

    http://www.youtube.com/watch?v=PnNUts8X9jI

    -

    ResponderExcluir
  4. CONTINUAÇÃO:

    Dr. Victor Sorrentino postou mais informações em seu blog, inclusive artigos da auto-hemoterapia.

    http://www.blogdodrvictorsorrentino.com/2013/06/a-mafia-da-doenca-no-brasil.html?m=0

    -

    A Industria da Doença, quando se fala de "Saúde"

    Dr. Robert Barnes:

    Nem todos se calam perante os engodos sobre a "SAUDE"
    Por 30 anos, Robert Barnes, D.O., praticou a cirurgia geral e medicina geral, no oeste de Nova York, quando começou a perceber que a indústria médica foi orientada para o tratamento de sintomas, ao invés de ajudar o corpo a se curar através de tratamentos alternativos. Comentando sobre o sistema de "saúde" dos EUA, Barnes diz: "Não são realmente de cuidados de saúde, é o manejo da doença. O seguro de saúde não é um seguro de saúde, é seguro de doença. Aparentemente paga-se para se livrar dos sintomas do problema , quer se trate de uma massa tumoral ou os pés doloridos, dor de cabeça, ou doença cardíaca. - em vez de ajudar o corpo a reverter o processo".
    Isto encaixa exactamente com o que disse o Prémio Nobel de Medicina Richard J. Roberts numa entrevista sobre como os fármacos que curam não são rentáveis e por isso não são desenvolvidos pelas farmacêuticas que em troca, sim desenvolvem medicamentos "crónicos" que sejam consumidos de forma continuada.

    http://alturl.com/zdw8u

    Health Care vs Disease Management:
    http://www.youtube.com/watch?v=gmeD-KI3YOU

    -

    * A ciência da incerteza: “A medicina é a ciência da incerteza e a arte da probabilidade”:
    http://alturl.com/y86pv
    http://alturl.com/gpx4d

    -

    Ele criou uma vacina salvadora e virou alvo de perseguições dos poderosos da medicina mercantilista: Dr. Genésio Pacheco:

    http://amigosdacura.ning.com/forum/topics/ele-criou-uma-vacina-salvadora

    -

    Dr. Lair Ribeiro (vídeo: Diferença entre medicamentos e suplementos):

    "TODAS AS VEZES QUE VOCE COLOCA UM REMÉDIO NA BOCA, O CORPO NÃO SABE O QUE FAZER COM ELE."

    "MEDICAMENTOS SÃO MOLÉCULAS ESTRANHAS E TODOS CAUSAM EFEITOS COLATERAIS".

    (Salientando que este médico tem mestrado em Cardiologia, 149 publicações científicas, foi professor de medicina em 22 países, dentre outras qualificações profissionais invejáveis).

    vídeo: A diferença de suplemento e remédio: http://youtu.be/o0qdIQdB_a4

    ResponderExcluir