domingo, 30 de junho de 2013

A ARVORE DA VIDA

http://amigosdacura.ning.com/forum/topics/a-arvore-da-vida?xg_source=activity


https://sites.google.com/site/curapelalimentacao/receitas-com-moringa---conhecida-como-planta-de-

propriedades-medicinais

Projeto Moringa

Projeto Moringa Oleífera "A Árvore da Vida"

        O Projeto Moringa "A Árvore da Vida" nasceu da iniciativa do Trees for the Future com parceria do Instituto Sócio Ambiental Árvores para o Futuro (ISAAF) em trabalhar na área de educação ambiental, desenvolvendo programas que promovem a saúde, o bem estar e hábitos saudáveis, tanto para o meio ambiente como as comunidades participantes.
 
        Através do plantio da árvore Moringa Oleifera, atuamos principalmente em escolas, oferecendo gratuitamente palestras, aulas práticas, sementes e atividades complementares. O programa se estende por todo o ano letivo, com duração de aproximadamente 8 meses.
 

Etapas:
  1. Reunião com diretores e professores para apresentação do projeto e explicação sobre o seu desenvolvimento e cronograma. Cadastramento dos professores interessados em participar.
  2. Palestra para os alunos sobre o meio ambiente  e a importância das árvores. Reunião com professores para apresentação das atividades. Inicio das atividades sobre coleta seletiva de lixo.
  3. Palestra sobre a moringa, sua importância e peculiaridades. Doação de sementes e plantio dos canteiros e das mudas que futuramente serão doadas aos alunos.
  4. Aula prática na cozinha para degustação da folha fresca e da farinha da moringa.
  5. Alunos farão apresentação aos  pais sobre os benefícios da moringa. Aula prática para pais e alunos sobre a purificação da água com sementes de moringa.
  6. Confraternização onde os pais deverão enviar um prato utilizando a moringa feito junto com a criança e a receita para que na escola os professores escolham os melhores pratos e desenvolvam um livro de receitas.
 
Objetivos:
  • Difundir as propriedades e benefícios da planta e através dela despertar os saberes e valores que possibilitem compreender a realidade social e ecológica na construção da cidadania.
  • Apresentar as vitaminas existentes na planta e sua importância na nossa saúde.
  • Valorizar atitudes  relacionadas à saúde, ao bem estar individual e coletivo.
  • Doar sementes, participar do plantio e cultivo da planta.
  • Valorizar as atitudes de preservação e cuidado com o meio ambiente.
  • Divulgar, mobilizar e buscar a participação da comunidade local.
  • Criar uma consciência ambiental nos moradores locais, nos alunos e nos próprios funcionários da escola.

-------------------------------------------------------
 

Moringa Oleífera
 
 


        A Moringa oleifera é uma hortaliça arbórea, nativa da Índia, de até 8 m de altura. É planta rústica, tolerante a solos pobres e de crescimento extremamente rápido, é considerada por botânicos e biólogos, um milagre da natureza. Uma esperança para o combate da fome no mundo. A árvore Moringa é uma das plantas mais úteis e as de mais diversificada aplicação que existe. Pesquisa na internet, mostrará centenas de referências. É considerada medicinal. Estudos demonstraram sua eficiência em dezenas de doenças: é antidiarréica, antiinflamatória, antimicrobiana, antiespasmódica, antidiabética, diurética, vermífuga (flores e sementes).
 
Rica em vitaminas e sais minerais, ela tem:
  1.  Sete vezes mais vitamina C que a laranja;
  2. Quatro vezes mais cálcio que o leite;
  3. Quatro vezes mais vitamina A que a cenoura;
  4. Três vezes mais potássio que a banana;
  5. Duas vezes mais proteína que o leite (por volta de 27% de proteína, equivalente à carne do boi);
  6. Mais ferro que o espinafre;
  7. Vitaminas presentes: A, B (tiamina, riboflavina, niacina), 


Nenhum comentário:

Postar um comentário