quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Ministerio da saude se diverte

http://jeanscharlau.blogspot.com/2011/10/o-ministerio-da-saude-se-diverte.html




5.10.11

O Ministério da Saúde se diverte:

Instado a responder porque ainda não mandou fazer os estudos necessários sobre a viabilidade de aplicação da auto-hemoterapia  - técnica que vem demonstrando excepcionais resultados no tratamento contra várias doenças, a custo zero, e defendida por muitos médic@s, enfermeir@s, dentistas e outros profissionais da área - o Ministério da Saúde saiu-se com esta em seu canal do Youtube :
"Não há estudos controlados (duplo cego e randomizado) comparando o procedimento auto-hemoterapia com técnicas consagradas publicados em literatura nacional ou internacional, que validem cientificamente este procedimento. Há apenas relatos esporádicos, em sua imensa maioria, de pacientes que afirmam terem se beneficiado pelo procedimento.

A Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia não reconhece do ponto de vista científico o procedimento auto-hemoterapia. O Conselho Federal de Medicina através da Resolução 1.499 de Agosto de 1998 proíbe aos médicos a utilização de práticas não reconhecidas pela comunidade científica. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária manifestou-se através de Nota Técnica 01 de 13/04/2007 - abaixo, desaconselha o uso da auto-hemoterapia. A Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados/DAE/SAS ratifica o posicionamento das entidades, acima manifestadas, até que estudos científicos controlados e aceitos pela comunidade científica validem esta modalidade de tratamento."

Respondo ao Sr. Ministro Padilha e funcionári@s do ministério:

Os Srs. com o que aqui argumentam pretendem esconder-se atrás da desculpa de que o serviço não está feito, para imiscuirem-se de fazê-lo. Vossos argumentos são ainda falaciosos ao declarar que "há apenas relatos esporádicos, em sua imensa maioria, de pacientes que afirmam terem se beneficiado pelo procedimento", sendo que na verdade há grande número de médicos que atestam o procedimento como pertinente e eficaz, mas que foram impedidos de utilizá-lo pelas obstaculizações impostas por esses Conselho,  Sociedade, Agência e Coordenação, órgãos que condenam os estudos havidos, se é que os consideraram, sem entretanto promover, estimular ou permitir novos estudos. Estranhamente.

Esses órgãos assim procederem não constitui justificativa plausível para que o Ministério da Saúde acate tais decisões como pertinentes e definitivas, principalmentepara com uma técnica com tão amplas, abrangentes e importantes perspectivas de benefícios imediatos à saúde e à vida de grande parte da população, como configura-se a auto-hemoterapia, segundo inúmeros testemunhos. Não é possível entender e menos ainda aceitar esse tipo de comportamento do Ministério da Saúde, aparentando alto comprometimento com órgãos de classe e empresariais em detrimento e descaso para com a saúde pública, pois que não promove imediatamente os estudos necessários, com o agravante de que o estudo inicial seria algo de extrema simplicidade e rapidez caso houvesse vontade política de executá-lo. 

Os dados laboratoriais obtidos nos estudos efetuados por renomados profissionais da medicina dão conta de que a aplicação de sangue no músculo gera aumento importante da taxa de macrófagos na corrente sanguínea e de que este simples fato é o responsável pela melhoria em variados quadros de insalubridade. O óbvio ululante grita (a ouvidos que se permitem ouvir) que o que deve ser feito "cientificamente" e de imediato para averiguar o resultado válido da técnica auto-hemoterápica é uma simples medição dos macrófagos antes da aplicação e nova medição algumas horas depois da aplicação. Com esta simples investigação se constatará se  ocorre ou não aumento da taxa de macrófagos e portanto se o princípio em que se sustentam os estudos já desenvolvidos (ainda que não "cientificamente" reconhecidos) está correto.

Somente após esta constatação básica é que seria urgente a demanda por amplos estudos dos efeitos sobre pacientes com as mais variadas doenças.Caso não seja constatado aumento na taxa de macrófagos, aí sim se fariam necessários estudos maiores para definir a causa da melhora, em vários quadros de insalubridade, constatada por enorme quantidade de pacientes, médic@s e enfermeir@s.

Cabe, infelizmente, repetir a pergunta que já fiz em outra ocasião: - o Ministro Padilha estará aguardando que a indústria farmacêutica venha a promover pesquisas que comprovem a eficácia de uma técnica de cura universal e gratuíta?  

Ou essa resposta do MS é só uma boutade do pessoal do ministério, que gosta de se divertir? Também pega mal, porque divertem-se com a desgraça alheia.


2 comentários:

  1. Anônimo disse...
    Prezado Jean
    Excelente sua reposta ao MS.
    abços
    Marcelo Fetha

    Acabei de postar o comentário abaixo no youtube no canal do MS.

    POSTADO AGORA EM http://www.youtube.com/watch?v=NCFHIN05qms

    Muito louvável o canal do MS. Mas quanto ao assunto Auto-hemoterapia, lastimável a resposta e argumentações. Convido V.Sas assistirem aos vídeos do nosso canal e outros vídeos disponiveis na rede, e constatarão não se tratar de "relatos esporádicos" e nem afirmações. MAS SIM TESTEMUNHOS RESPALDADOS COM VASTA DOCUMENTAÇÃO DE BENEFICIADOS COM A AUTO-HEMOTERAPIA. Já que o MS argumenta não haver estudos sobre AHT, é chegada a hora do MS dar melhor atenção ao assunto. Att.

    worldautohemotherapy 1 minuto atrás

    www.youtube.com/user/worldautohemotherapy
    5/10/11 20:18

    ResponderExcluir
  2. Walter Medeiros disse...
    O MINISTÉRIO DA SAÚDE ESTÁ IRRECONHECÍVEL
    O Ministério da Saúde perde aquela qualidade de instituição respeitável e de autoridade, ao agir de forma irreconhecível contra os interesses da sociedade e da saúde pública, quando se refere à auto-hemoterapia.
    É algo tendencioso mesmo, pois não é de se esperar que o Ministério da Saúde ignore que o Parecer do Conselho Federal de Medicina - CFM sobre o assunto é viciado, superficial, incompleto e parcial.
    Da mesma forma, e mais grave ainda, mantém em vigor a Nota Técnica da ANVISA, que já devia ter sido revogada, por tratar o assunto de forma autoritária, forjada e sem base legal.
    Pior ainda, o Ministério ainda recorre ao posicionamento da SBHH, que é insustentável, por não ter argumentos contra a auto-hemoterapia.
    5/10/11 21:55

    ResponderExcluir